O presente artigo aborda o processo de adaptação escolar da criança de zero a três anos de idade em duas instituições de Educação Infantil na cidade de Ubá- Minas Gerais e tem como objetivo averiguar o papel do professor, da escola e da família frente a este processo, quais metodologias são adotadas pela escola e como o mesmo acontece. Dentre os motivos que levaram os pais a buscarem as creches para os cuidados infantis, pode-se destacar a preocupação com a socialização da criança e a necessidade de trabalhar. Acredita-se que o processo de adaptação é gradativo e evolui de acordo com tempo, que cada criança possui suas particularidades e que o choro muitas das vezes é inevitável, como também que cada criança tem um tempo diferente para se adaptar na escola. A pesquisa é de cunho qualitativo, a coleta de dados se deu através de um questionário semiestruturado aplicado a professores e recreacionistas, totalizando vinte e oito sujeitos participantes. O referencial foi embasado em artigos e livros dos autores: Brasil, Borges e Souza, Rizzo, dentre outros. Os resultados encontrados indicam que o processo de adaptação das crianças de zero a três de idade nas duas escolas pesquisadas ocorre de forma gradativa e que há uma participação da escola e da família durante esse processo.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2015
Título
Processo de adaptação escolar da criança de zero a três de idade