A presente pesquisa tem como tema o “Processo de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos, sob a ótica do aluno”. A educação de jovens e adultos procura oportunizar a alfabetização, letramento e educação continuada aos jovens e adultos que tiveram seu direito à educação negada, buscando uma forma de inseri-los na sociedade através do retorno aos estudos. A partir disto, busca-se compreender se a metodologia dos professores atingem os alunos da EJA. Acredita-se que os professores da EJA devem buscar novos métodos de ensino-aprendizagem de acordo com as experiências de vida e contexto social dos alunos, levando a uma maior autonomia e inserção no mercado de trabalho. Por tanto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar o processo de ensino-aprendizagem na EJA. Especificamente, pretende-se: descrever as metodologias utilizadas em sala de aula pelo professor; citar os métodos de avaliação adotados pelos professores da EJA; relatar o perfil dos alunos e dos professores da EJA; investigar se o contexto social interfere na aprendizagem; analisar se a relação professor e aluno interfere no processo de ensino-aprendizagem do mesmo. A pesquisa corresponde ao método qualitativo e o tipo de instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário semiaberto, realizado por 90 alunos de uma escola da rede municipal da cidade de Ubá que oferece a EJA em todas as suas modalidades de ensino. Os resultados encontrados indicam que as metodologias dos professores atingem de forma significativa aos alunos, pois estes dizem estar satisfeitos com o trabalho e postura dos professores e compreendem suas explicações.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de junho de 2017
Título
Processo de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos sob a ótica do aluno