Início > Coleções > Trabalhos Acadêmicos > Qualidade de Vida no Trabalho dos Professores de 5° ano do Ensino Fundamental I das Escolas municipais e estadual da cidade de Tocantins-MG.
Qualidade de Vida no Trabalho dos Professores de 5° ano do Ensino Fundamental I das Escolas municipais e estadual da cidade de Tocantins-MG.
A presente pesquisa dedicou-se a investigar a (QVT) - Qualidade de Vida no Trabalho de professores de 5° ano do Ensino Fundamental I de escolas Municipais e uma Estadual da cidade de Tocantins-MG, partindo da problemática dos fatores que afetam a QVT dos profissionais. Acredita-se que a QVT dos professores é defasada e prejudicada por vários motivos, dentre eles: baixo salário, extensa carga horária, currículo sobrecarregado e cobrança dos sistemas educacionais. Trata-se da investigação da QVT dos docentes, especificamente, verificar as variáveis que interferem na mesma e como se efetiva tal interferência, detectar as prioridades que necessitam de mudanças. A pesquisa de cunho qualitativo utilizou como instrumento metodológico um questionário aplicado individualmente e respondido pelos professores no próprio local de trabalho. Os resultados obtidos apontaram que dentre as múltiplas variáveis que implicam a QVT dos participantes, a remuneração, a jornada de trabalho e a valorização do professor tornaram-se fatores necessariamente pertinentes a mudanças. Contudo, constatou-se, também que todas interferem na relação ensino-aprendizagem, ou seja, no bom resultado de trabalho e na satisfação profissional e pessoal.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2014
Título
Qualidade de Vida no Trabalho dos Professores de 5° ano do Ensino Fundamental I das Escolas municipais e estadual da cidade de Tocantins-MG.