A presente pesquisa tem como escopo estudar o desenvolvimento psicopedagógico da criança de pais divorciados, analisando a instituição familiar, as dificuldades de aprendizagem que surgem a partir do divórcio e o papel do psicopedagogo diante das necessidades educacionais dos alunos com pais divorciados ou em processo de divórcio. Ademais, serão discutidos a função paterna, a inserção da mulher no mercado de trabalho e o progressivo desenvolvimento de ambos nos dias atuais, o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem do aluno que convive com problemas familiares relacionados ao divórcio, o posicionamento dos pais diante do divórcio em relação aos filhos, o surgimento da psicopedagogia, o papel do psicopedagogo e a relevância da mesma no ambiente escolar. Tal construção se deu através de pesquisa exploratória, documental de abordagem dedutiva e assistemática, ou seja, de abordagem qualitativa. A coleta de documentos foi realizada através de artigos científicos impressos e on line, doutrinas, julgados, legislação e sites institucionais. É possível concluir, ainda brevemente, que as alterações na entidade familiar gera graves consequências não só no aprendizado do menor, mas também, no seu desenvolvimento psicossocial.
Curso
Direito
Cidade
Barbacena
Data
30 de dezembro de 2013
Título
Reflexo do divórcio no desenvolvimento psicopedagógico da criança
Autor
OLIVEIRA, Luiris Augusta Apolinaria de
Tipos de documento
Monografia (graduação)
Banca examinadora
Paulo Afonso de Oliveira Júnior; Cristina Prezoti; Maria Auxiliadora Pinto