Resumo
No presente estudo, por meio de uma pesquisa de mestrado intitulada “Relação entre vínculos afetivos e processo de aprendizagem: um estudo com alunos de 5ª série em escolas de São João del-Rei”, buscou-se investigar alguns aspectos relacionados à autoestima, pretendendo contribuir para uma melhor explicitação sobre as possíveis implicações da auto-estima na vida e, consequentemente, na aprendizagem. É indiscutível a importância do vínculo afetivo para o desenvolvimento da aprendizagem. Não é possível desenvolver as habilidades cognitiva e social sem que a afetividade seja trabalhada. Nas ações educacionais, as experiências da vida familiar estão sempre presentes, podendo auxiliar ou dificultar o processo de aprendizagem dos alunos. O que a pessoa é depende de como são estabelecidas as relações familiares e sociais, as quais sempre estarão refletidas no decorrer de sua vida. A escola e a família devem estabelecer uma relação de reciprocidade, na qual a família participe mais diretamente no processo educacional de seus filhos, ajudando-os a aprender a aprender; e a escola divida, com a família, o seu conhecimento sobre a criança, respeitando o desejo desta e ajudando-a a se informar e a se desenvolver simultaneamente. Este trabalho teve por objetivo analisar sobre uma possível influência dos vínculos afetivos no desenvolvimento do processo de aprendizagem do aluno, com destaque para as relações que eles estabelecem consigo mesmo, com os outros e com os estudos. Para tanto, foram aplicados e analisados os dados de questionários em alunos de duas turmas de quinta série de uma escola particular e duas turmas de uma escola pública da cidade de São João del Rei (MG). Os resultados levaram a reflexões a respeito da necessidade de se fazer algo mais pela educação. É preciso que pais e educadores reflitam acerca dos fatores que dificultam a interação pessoal, evidenciando a necessidade da remoção dos obstáculos que distanciam a manifestação de afeto, provocando o encontro consigo mesmo, com os outros.