Entre família e escola é importante manter uma relação constante de comunicação, uma relação harmônica de respeito, uma vez que ao promover uma mútua interação, esta seja permeada de conhecimento e confiança vislumbrando o pleno desenvolvimento da criança. Diante do exposto coube investigar: qual a visão do professor sobre a importância da relação entre família/escola no processo de aprendizagem da criança da Educação Infantil? Acredita-se que o apoio da família é imprescindível para o desenvolvimento da aprendizagem. Desta forma, este estudo tem como objetivo geral analisar a visão do professor sobre a importância da relação família/escola na aprendizagem da criança da Educação Infantil e especificamente, compreender a importância da relação família/escola no processo de aprendizagem; citar as ações adotadas pela escola para estreitar o relacionamento com as famílias; identificar os aspectos positivos e negativos da relação família/escola no processo de aprendizagem e verificar se existem capacitações para os professores sobre a temática família-escola. O método adotado para atingir tais objetivos foi a abordagem qualitativa e como instrumento para a coleta de dados utilizou-se de um questionário estruturado com 19 questões objetivas e discursivas. Este questionário foi enviado aos participantes por e-mail devido ao contexto atual de isolamento social devido à pandemia visando
evitar o contágio com o COVID-19. A amostra foi composta por docentes que atuam em escolas públicas e privadas das cidades de Ubá e Rodeiro situadas na Zona da Mata de Minas Gerais, totalizando assim 10 participantes. A análise dos dados foi baseada em material bibliográfico que versa sobre o tema evidenciando a importância da relação entre a família e a escola e a influência no processo de aprendizagem da criança. Os resultados encontrados indicam que a relação entre família-escola contribui significativamente para o processo de ensino-aprendizagem. Verificou-se que a parceria entre família e escola deve ser preservada e fortalecida para que juntas despertem o interesse e a motivação na criança e consequentemente, desenvolva aprendizagem significativa.
Palavras- Chave: Família. Escola. Parceria. Criança. Aprendizagem.