O presente trabalho vem refletir sobre a importância da leitura para a formação de cidadãos letrados. Porém, de acordo com pesquisas de órgãos competentes, os alunos chegam ao final da sua vida escolar sem atingir tal competência. Fato que só tem a se agravar devido a pandemia do covid19. O ensino foi redirecionado para o modelo remoto/online, por medida de segurança sanitária. Porém, a internet ainda não faz parte da realidade de todos os alunos e nunca antes houve alfabetização online. Devido ao fato, o relato de experiência veio analisar e descobrir, formas eficientes de auxiliar o aluno a desenvolver a prática e o gosto pela leitura nas aulas remotas e se é possível formar leitores sem a mediação física (presencial) entre professor e aluno. Para tanto, o estudo foi realizado por meio de observações de campo, interação com os alunos e análise bibliográficas, de materiais e relatos. Os dados foram coletados através de vídeos e de materiais produzidos pelos alunos. Os quais, foram analisados de forma qualitativa através do método Dialético. O que permitiu descobrir que os alunos estavam com dificuldade em realizar a correspondência entre a letra de imprensa, a letra bastão e a cursiva. Também observei que os alunos que recebiam apoio familiar, desenvolviam seu processo de leitura mais rápido e com maior facilidade. O que me possibilita concluir que através de um trabalho árduo, estudos e empenho é com um sistemático apoio familiar é possível conseguir resultados favoráveis ao bom desenvolvimento educacional.
Curso
Pedagogia
Cidade
São João Nepomuceno
Data
30 de dezembro de 2021
Título
Relato de experiência de uma professora alfabetizadora sobre a prática da leitura no ensino remoto.