Este trabalho buscou compreender a formação inicial do pedagogo frente às demandas da prática docente na sociedade contemporânea. Justifica-se pela necessidade de estudos que possam contribuir para maior compreensão das inúmeras e complexas questões postas pela realidade atual e que são enfrentadas pelas instituições de ensino na formação e na atuação do pedagogo. Diante disso, o objetivo do trabalho foi compreender como os saberes propiciados pelo curso de formação inicial em Pedagogia são aplicados na prática docente; identificar, na concepção dos professores, quais saberes são contemplados nos cursos de formação inicial em Pedagogia, tendo em vista os documentos oficiais; bem como identificar os conhecimentos de cunho pedagógico demandados pela prática que não foram contemplados na formação inicial. O trabalho parte do princípio metodológico de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo. Assim, buscou-se adotar procedimentos técnicos de coleta, através de entrevista e análise de dados que possibilitem apreender o objeto de estudo. Para isso, buscou-se estabelecer diálogos com seis professores atuantes nos anos iniciais da educação básica, egressos de cursos de formação inicial em Pedagogia de três instituições, sendo uma pública, uma privada presencial e uma privada na modalidade EAD – Educação à distância. Os dados demonstram que na formação inicial do docente teoria e prática estão distantes, porém esta proporciona embasamento teórico que possibilita com que, durante a atuação prática, os profissionais possam refletir sobre sua ação pedagógica. Conclui-se que na formação inicial são contemplados saberes básicos à profissão e que as lacunas identificadas na sua formação vão sendo adquiridas durante a prática profissional e aperfeiçoados na formação continuada.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de novembro de 2015
Título
Saberes necessários à profissão docente: entre a formação inicial e a prática profissional