O presente trabalho visa investigar o fenômeno do desenvolvimento com foco na linguagem e na importância da convivência e interação social durante a segunda infância. Pensando na importância da interação social para o desenvolvimento da criança, questionou-se a respeito dos impactos que a situação pandêmica ocasionada pelo COVD-19 causou, principalmente quanto ao fechamento das escolas por tempo indeterminado, sua reabertura meses depois no formato a distância e somente no ano de 2021 o retorno presencial. Assim realizou-se, por meio de uma abordagem qualitativa, uma pesquisa, através de revisão bibliográfica, com enfoque principalmente nas teorias de desenvolvimento infantil de Vygotsky, Piaget e Wallon, para embasar a análise dos processos que decorrem durante o desenvolvimento da linguagem na infância e os possíveis impactos causados pelo afastamento das salas de aula e convivência com seus pares etários decorrentes da pandemia de Covid-19 no Brasil, sendo possível concluir que o isolamento social causou impactos negativos no desenvolvimento da linguagem nas crianças durante a segunda infância.
Curso
Psicologia
Cidade
Barbacena
Data
30 de dezembro de 2023
Título
Segunda infância e linguagem: possíveis intercorrências da pandemia de COVID-19