A Síndrome de Burnout apresenta a relação do indivíduo com o trabalho e vem se instalando no meio social, afetando profissionais que se dedicam à docência. O presente artigo Síndrome de Burnout: prevalência em professores da rede municipal de ensino de Ubá – MG, teve por objetivo analisar a incidência da mesma em professores de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I de duas escolas municipais de Ubá – MG. Os dados desta pesquisa de cunho qualitativo foram coletados por meio do questionário específico Maslach Burnout Inventory (MBI) elaborado e adaptado por Chific Jbeili para avaliar a síndrome e outro semiaberto para coletar os dados pessoais dos professores pesquisados. O referencial foi embasado em artigos e livros dos autores: Benevides- Pereira, Carlotto, Gobbi, Levy, Sobrinho. Os resultados encontrados indicam que os professores pesquisados ainda não têm a síndrome, mas apresentam indícios para o seu desenvolvimento, pois a síndrome de Burnout vai além do estresse. Professores que sofrem a síndrome sentem-se emocional e fisicamente exaustos, estão frequentemente irritados, ansiosos, com raiva ou tristes. Além disto, concluiu-se que a idade interfere no processo de desenvolvimento da Burnout. Acredita-se que o resultado obtido através da análise dos dados, contribuirá para a busca da qualidade de vida e de trabalho destes docentes.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de novembro de 2014
Título
Síndrome de Burnout: prevalência em professores da rede municipal de ensino de Ubá – MG.