Este trabalho analisa a relação entre as tecnologias de informação e comunicação (TICs) que permeiam quase todas as relações sociais, ou seja, estão por toda parte e tudo está conectado à internet. Apesar disso, cada vez mais a escola se distancia da realidade tecnológica vigente e como consequência causa odesinteresse dos educandos.O problema investigado incide sobre o desafio de como a escola e docentes integrem as TICs de forma positiva, tornando a escola um espaço que acompanhe as transformações da sociedade. A questão que orientou esse trabalho foi: qual é a visão dos docentes em relação às TICs no processo de ensino aprendizagem? A pesquisa tem por objetivo analisar a relação do docente com as TICs na sala de aula, identificar os recursos tecnológicos existentes na escola, a utilização deles pelo docente e a partir daí, refletir sobre a visão deste em relação às TICs.Quanto aos procedimentos metodológicos, elegemos o princípio metodológico qualitativo. O instrumento para coleta de dados foi questionário semiaberto, aplicado em uma instituição privada.Para a realização do estudo foram inclusos 10 profissionais da educação (professores), indo da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I. Em linhas gerais, as reflexões/discussões possibilitaram a compreensão das relações estabelecidas entre os professores e as TICs, explicitando suas particularidades e as contradições que permeiam o processo de ensino-aprendizagem na contemporaneidade. Os resultados encontrados indicam que os docentes integram as tecnologias às suas aulas e projetos e, quando as utilizam , os resultados são significativos. Reconhecem que as tecnologias na sala de aula atendem às necessidades dos alunos enquanto ser social e que os educandos precisam receber este tipo de educação tecnológica na escola.