A pesquisa pretende analisar a importância do uso das tecnologias em sala de aula no primeiro ciclo do Ensino Fundamental I; tem como objetivos analisar quais os benefícios das tecnologias para aprendizagem, verificar as dificuldades encontradas pelos professores ao utilizarem as tecnologias e citar quais são as tecnologias utilizadas pelos professores em sala de aula. Acredita-se que o maior problema se encontra na falta de compreensão que os professores têm sobre as vantagens que o uso da tecnologia pode trazer para o processo de ensino-aprendizagem do aluno e a falta de uma formação continuada na área das TICs. A pesquisa foi realizada na cidade de Ubá-MG, a população constitui-se das treze escolas da rede municipal que ofertam o Ensino Fundamental I, a amostra são as quatro escolas desta mesma rede que possuem maior número de turma do primeiro ano. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma abordagem de cunho qualitativo, para a coleta de dados foi utilizado o questionário como instrumento aplicados aos professores. Os resultados encontrados indicam que as tecnologias já se encontram presentes dentro do ambiente educacional, porém não é utilizado pelos professores pois estes não possuem conhecimento para utilizarem de recurso tecnológico.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de julho de 2018
Título
Tecnologias e sua utilização no primeiro ciclo do Ensino Fundamental I