Resumo
Como consequência de um mercado cada vez mais competitivo e crescente valorização das necessidades dos clientes, muitas empresas têm adotado políticas de gestão da qualidade como forma de garantir a satisfação dos seus clientes e stakeholders.
Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, exploratória, documental e com método de análise de dados qualitativos e quantitativos. Com o intuito de diagnosticar e resolver os problemas que dificultam a melhoria dos processos, o presente estudo propôs utilizar ferramentas da engenharia da qualidade na manutenção de uma empresa mineradora. Realizou-se o objetivo de reduzir o tempo médio de manutenção de uma frota de caminhão, fora de estrada, Caterpillar 775, utilizando algumas ferramentas da qualidade. Foram desenvolvidas ações com foco nos problemas externos e internos, referente ao ganho na confiabilidade da frota de caminhões fora de estrada, modelo 775. Na condução do trabalho utilizou-se ferramentas da qualidade de engenharia, sendo possível identificar os pontos críticos dos processos organizacionais, bem como os fatores de descontentamento dos clientes. Com isso, obtiveram-se resultados positivos desde o início do projeto, por meio da motivação dos colaboradores do setor, que aderiram às mudanças e da distribuição da rotina de tarefas. Assim, passaram a ser utilizados adequadamente os recursos físicos e humanos da empresa. O maior beneficiado com as alterações e melhorias foi a garantia de confiabilidade, que, através da otimização do processo, pôde usufruir de serviços com maior agilidade e qualidade, pela readequação dos recursos e dos procedimentos, garantindo-se maior satisfação nos serviços prestados pela equipe interna de manutenção.