Este estudo é sem dúvidas de suma importância para todos que lidam com crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) seja no contexto familiar como no escolar e ou para as pessoas que queiram saber mais sobre o Transtorno. A pergunta que nos vem à mente é: Como os ambientes familiares e escolares podem influenciar no comportamento dessas crianças? Esta pergunta é mais comum principalmente entre professores e familiares que lidam diariamente com as dificuldades geradas
pelos sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, que se apresentam com muita intensidade nesses casos. Pelo fato do TDAH ser muito estudado na atualidade se tornou um tema bastante conhecido e que inevitavelmente gera deveras preocupações e estresse cotidiano por parte de todos os envolvidos na rotina dessas crianças. Sendo assim, acreditamos que tanto familiares, professores, psicólogos ou qualquer outro profissional envolvido no processo de desenvolvimento do sujeito com esse diagnóstico precisa estar consciente do papel importante que desempenham na vida dessa criança. Através de pesquisa acerca do tema TDAH, observamos a escassez de estudos que buscam uma melhor compreensão do desenvolvimento dessas crianças e o papel que os ambientes familiar e escolar desempenham no processo de subjetivação dos portadores do transtorno. Acreditamos que o suporte do profissional Psicólogo pode contribuir enormemente nesse processo se estiver integrado na equipe pedagógica escolar.
Curso
Psicologia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2015
Título
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): atuações e possibilidades do psicológo escolar