Este estudo tem como objetivo analisar o papel do professor frente às crinças que apresentam laudo de TDAH e, especificamente, identificar as principais facilidades e/ou dificuldades que o professor enfrenta em relação às metodologias pertinentes ao aluno TDAH, identificar as estratégias metodológicas e tipos de atividades utilizadas para trabalhar com os alunos com TDAH, bem como analisar as estratégias de estímulo adotadas pelo docente para a aprendizagem dos alunos com TDAH. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa, descritiva e empirica, pois precisa observar os fatos para chegar a qualqer conclusão sobre eles. Para coleta de dados, foi utilizado questionario composto por dezesseis questões direcionadas aos professores que lecionam para crianças com TDAH de uma escola pública do municipio de Ubá-MG. Conforme resultados obtidos, pode-se observar que os alunos TDAH têm mais interesse em atividades coloridas e com movimento, mas foi possível notar também que falta conhecimento e especialização profissional acerca do TDAH. Sendo assim, propõe-se que os docentes aprimorem conhecimentos e especializações sobre o tema para que possam operacionalizar melhor suas aulas e utilizar atividades mais adequadas para as crianças, ajudando-as no desenvolvimento de ensino-aprendizagem.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2022
Título
Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): papel do professor