Resumo
O tema apresentado neste artigo refere-se ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), seus desafios e práticas presentes no primeiro ciclo de alfabetização. Sabe-se que o TEA desenvolve neurologicamente e gera dificuldades na interação social, falta de comunicação e mudanças de comportamento. Diante dessas questões, foi elaborado o seguinte problema de pesquisa: quais são os desafios e práticas presentes no primeiro ciclo de alfabetização? Acredita-se que as crianças no espaço escolar incluso, se desenvolvem através da interação social e este é um dos principais desafios encontrados no processo de inclusão de crianças com TEA. Desse modo, houve o esforço em analisar os desafios e as práticas presentes no primeiro ciclo de alfabetização e ainda, analisar a importância da inclusão das crianças com TEA em sala de aula; identificar as práticas adotadas pelos professores ao trabalharem as atividades com estas crianças; verificar os desafios encontrados pelos professores ao trabalharem as atividades com esses estudantes e descrever como ocorre o processo de inclusão do aluno com TEA no espaço escolar. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal da zona urbana do município de Piraúba-MG, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário semiestruturado utilizando o Google Forms enviado pelo WhatsApp. Justifica-se este estudo devido a demanda de pesquisas na área da educação que foquem em crianças com necessidades especiais de aprendizagem. Constatou-se que as professoras encontram dificuldades didáticas e de socialização quando em sua prática de sala de aula ao lidarem com a inclusão das crianças com TEA no ambiente escolar. Foi possível identificar como práticas adotadas com as crianças com TEA, a utilização de materiais concretos adaptados em atividades diferenciadas e o constante manejo para que nestas e nas demais atividades, todos os estudantes se incluam.
Palavras-chave: Autismo. Escola. Professores. Ensino. Inclusão.