O objetivo deste trabalho é analisar o papel da mídia e de seus meios de comunicação de massa, os quais tornam-se essenciais na medida em que desempenham suas construções discursivas, cuja atividade é provocar desejos e vontades individuais, não somente no plano material, mas nas esferas morais e do simbólico. Seguindo a proposta, este trabalho tem o foco de analisar como um desfile de moda da marca Victoria‟s Secret Fashion Show e de como sua divulgação na mídia pretendem atuar na produção de subjetividades a partir do discurso elaborado pelos produtores do evento e das ideias acerca do produto que desejam transmitir, os quais sejam: o ideal de mulher sexy e o conceito de beleza feminina. Todos esses questionamentos fazem parte da análise em um momento inicial. O material analisado refere-se ao documentário, elaborado pela própria produção da marca e veiculado no Brasil pelo SBT. O vídeo retrata o último desfile da marca de lingerie Victoria‟s Secret, ocorrido em novembro de 2013 em New York. Através dos recursos metodológicos, pretende-se fazer uma análise das imagens e da teoria sobre os rituais que foram utilizados e com quais fins. Busca-se entender como a ideia do ritual permite tomar consciência das cristalizações sociais mais profundas, este, portanto, constitui um domínio do estudo mas, não o principal. Os autores base da análise são o Kotler com abordagem publicitaria de marketing, Pierce e Santaella no tocante a decodificação de signos, significados e significante, amparando-se também no estudo de Farina sob a psicodinâmica das cores.
Curso
Publicidade e Propaganda
Cidade
Barbacena
Data
30 de dezembro de 2014
Título
Uma reflexão sobre a marca: victoria’s secrets uma indústria da opulência