-
Adaptações da monitoria de ensino no contexto da modalidade virtual de aprendizagem: percepções e desafios
- Voltar
Documento
-
Resumo_mostra científica 2022_ CAIO
Introdução: A monitoria é uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem utilizada principalmente no ensino superior, sendo ofertada muitas das vezes para o suporte em disciplinas cujo desenvolvimento de habilidades práticas laboratoriais é essencial.¹ Portanto, a implantação do programa de monitoria pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem e fomentar o envolvimento dos graduandos com o ambiente acadêmico.² Devido à situação atualmente vivenciada no contexto geral da educação, não somente no ensino superior, a Pandemia do COVID-19 que está sendo enfrentada mundialmente e pela população brasileira desde março de 2020 trouxe uma grande revolução no processo de ensino-aprendizagem, toda a comunidade escolar se reinventou a partir de modelos educacionais que utilizam as tecnologias da informação a fim de favorecer a aplicação do ensino remoto.³ Metodologia: o presente projeto de pesquisa experimental é do tipo descritivo retrospectivo de natureza quantitativa, será enviado para apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP - UNIPAC Barbacena). A amostra é caracterizada por conveniência, será composta pelos monitores aprovados nos processos seletivos de monitoria remota do 1° e 2° semestres de 2021, professores orientadores e a comissão de monitoria (CM) da IES (Centro Universitário Presidente Antônio Carlos - UNIPAC Brabacena) que aplicaram monitorias remotas (virtuais) nestes semestres. Serão aplicados dois diferentes questionários semiestruturados compostos de 10 afirmativas cada, para o questionário dos monitores tais afirmativas serão baseadas nas informações dos relatórios finais de monitoria apresentados a CM, e o questionário dos professores orientadores e CM será baseado nos itens abordados nos editais, todos os dados serão solicitados de forma sigilosa e utilizados apenas para fins da pesquisa, com autorização prévia das direções e CM da IES. Objetivo geral: analisar as principais adaptações e desafios dos professores orientadores e monitores no desenvolvimento de atividades de monitoria na modalidade remota de aprendizagem.
Miniatura

Descrição
Introdução: A monitoria é uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem utilizada principalmente no ensino superior, sendo ofertada muitas das vezes para o suporte em disciplinas cujo desenvolvimento de habilidades práticas laboratoriais é essencial.¹ Portanto, a implantação do programa de monitoria pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem e fomentar o envolvimento dos graduandos com o ambiente acadêmico.² Devido à situação atualmente vivenciada no contexto geral da educação, não somente no ensino superior, a Pandemia do COVID-19 que está sendo enfrentada mundialmente e pela população brasileira desde março de 2020 trouxe uma grande revolução no processo de ensino-aprendizagem, toda a comunidade escolar se reinventou a partir de modelos educacionais que utilizam as tecnologias da informação a fim de favorecer a aplicação do ensino remoto.³ Metodologia: o presente projeto de pesquisa experimental é do tipo descritivo retrospectivo de natureza quantitativa, será enviado para apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP - UNIPAC Barbacena). A amostra é caracterizada por conveniência, será composta pelos monitores aprovados nos processos seletivos de monitoria remota do 1° e 2° semestres de 2021, professores orientadores e a comissão de monitoria (CM) da IES (Centro Universitário Presidente Antônio Carlos - UNIPAC Brabacena) que aplicaram monitorias remotas (virtuais) nestes semestres. Serão aplicados dois diferentes questionários semiestruturados compostos de 10 afirmativas cada, para o questionário dos monitores tais afirmativas serão baseadas nas informações dos relatórios finais de monitoria apresentados a CM, e o questionário dos professores orientadores e CM será baseado nos itens abordados nos editais, todos os dados serão solicitados de forma sigilosa e utilizados apenas para fins da pesquisa, com autorização prévia das direções e CM da IES. Objetivo geral: analisar as principais adaptações e desafios dos professores orientadores e monitores no desenvolvimento de atividades de monitoria na modalidade remota de aprendizagem.
Título
Adaptações da monitoria de ensino no contexto da modalidade virtual de aprendizagem: percepções e desafios
Data
30 de julho de 2022
Autor
SANTOS, Ana Carolina de F.; MADALENA, Caio A.; VIEIRA, Franciane A. F.; CARVALHO, Patrícia M. M.; SILVA, Tamara k. da
Curso
Enfermagem
Cidade
Barbacena