Resumo Mostra Cientifica_Projeto_ PROBIC 2021-2_Atlas Virtual de Histopatologia-revisado
O estudo histopatológico corresponde à análise de alterações morfológicas, funcionais
ou bioquímicas de células e tecidos, evidenciando possíveis mecanismos patológicos e
suas causas1. Em ambiente acadêmico, seu aprendizado é obtido a partir da abordagem
teórica em sala de aula, além do estudo microscópico por meio da visualização de
lâminas histopatológicas em laboratório. Diante do cenário da pandemia do Sars-Cov-
2, aliado a necessidade de utilização de ferramentas virtuais no processo de ensinoaprendizagem
em Patologia, julgou-se necessário aprimorar metodologias de ensino de
forma a torna-las mais atraentes e dinâmicas. É crescente a implantação de recursos
virtuais nas instituições a fim de tornar o estudo mais interessante e didático aos alunos
contemporâneos2, além de ser uma prática construtivista. Assim, o presente trabalho
busca desenvolver um Atlas Virtual de Histopatologia, como uma alternativa prática e
de simples acesso direcionada ao público acadêmico da saúde. Para tal, foram
analisadas 51 lâminas do acervo de Patologia, além de 16 lâminas correlatas de
Histologia do UNIPAC, campus Barbacena. As imagens microscópicas foram
capturadas por meio da câmera Tucsen Michrome Camera Quick Start acoplada ao
microscópio Nikon 200 e a um computador contendo o software Mosaic 2.1. As imagens
capturadas em três campos, utilizando as objetivas de 4x, 10x e 40x, foram editadas por
meio de software de edição de imagens e armazenadas em banco digital. Textos
informativos detalhando as estruturas e alterações observadas no material estão sendo
elaborados. Com o apoio técnico da instituição será iniciada a programação de um
ambiente na web direcionado para o futuro armazenamento do conteúdo. Espera-se
com essa ferramenta facilitar o acesso do acadêmico ao acervo de lâminas
histopatológicas da universidade, além de atrair maior interesse pelo conteúdo e tornar
mais simples a compreensão, sendo uma alternativa complementar em seus estudos.
O estudo histopatológico corresponde à análise de alterações morfológicas, funcionais
ou bioquímicas de células e tecidos, evidenciando possíveis mecanismos patológicos e
suas causas1. Em ambiente acadêmico, seu aprendizado é obtido a partir da abordagem
teórica em sala de aula, além do estudo microscópico por meio da visualização de
lâminas histopatológicas em laboratório. Diante do cenário da pandemia do Sars-Cov-
2, aliado a necessidade de utilização de ferramentas virtuais no processo de ensinoaprendizagem
em Patologia, julgou-se necessário aprimorar metodologias de ensino de
forma a torna-las mais atraentes e dinâmicas. É crescente a implantação de recursos
virtuais nas instituições a fim de tornar o estudo mais interessante e didático aos alunos
contemporâneos2, além de ser uma prática construtivista. Assim, o presente trabalho
busca desenvolver um Atlas Virtual de Histopatologia, como uma alternativa prática e
de simples acesso direcionada ao público acadêmico da saúde. Para tal, foram
analisadas 51 lâminas do acervo de Patologia, além de 16 lâminas correlatas de
Histologia do UNIPAC, campus Barbacena. As imagens microscópicas foram
capturadas por meio da câmera Tucsen Michrome Camera Quick Start acoplada ao
microscópio Nikon 200 e a um computador contendo o software Mosaic 2.1. As imagens
capturadas em três campos, utilizando as objetivas de 4x, 10x e 40x, foram editadas por
meio de software de edição de imagens e armazenadas em banco digital. Textos
informativos detalhando as estruturas e alterações observadas no material estão sendo
elaborados. Com o apoio técnico da instituição será iniciada a programação de um
ambiente na web direcionado para o futuro armazenamento do conteúdo. Espera-se
com essa ferramenta facilitar o acesso do acadêmico ao acervo de lâminas
histopatológicas da universidade, além de atrair maior interesse pelo conteúdo e tornar
mais simples a compreensão, sendo uma alternativa complementar em seus estudos.
Título
Criação de atlas virtual de histologia: uma ferramenta potencializadora no processo de aprendizagem em saúde
Data
30 de julho de 2022
Autor
FERREIRA, Samira D.; MIRANDA, Amanda M.; ASSIS, Giovana E. de; CASTRO, Isabel C. V.