Vivendo em uma sociedade cada vez mais complexa, mutante e contraditória, os professores, considerados culpados e redentores dos insucessos educacionais, são convocados a qualificar-se, muitas vezes através de programas de Formação Continuada. No entanto, os professores podem ser considerados os principais agentes destes programas, uma vez que a Formação Continuada configura-se na articulação entre o trabalho docente, o conhecimento e o desenvolvimento profissional do professor. Por isso, o processo de Formação Continuada não pode ser efetivado caso não esteja conectado com os sonhos, a vida e o trabalho do professor, se não levar em consideração suas necessidades e preocupações. Nesta pesquisa nos propomos então, a ouvir os professores que participaram das oficinas pedagógicas, enquanto estratégia de Formação Continuada no município de Bocaiúva entre 2004 e 2006. Nossas análises se detêm no modo como esses professores compreendem as oficinas e a contribuição delas para sua prática e sua formação. Neste intuito, utilizamos, dentro da metodologia qualitativa de estudo de campo, os instrumentos e a técnica do grupo focal, objetivando tanto apontar as dificuldades quanto os aspectos facilitadores das Oficinas Pedagógicas, enquanto estratégia de Formação Continuada. Os resultados indicam contribuições da pesquisa, bem como sugestões e indicações para o aprimoramento da estratégia de Formação Continuada na profissionalização dos professores de Bocaiúva.
Curso
Educação e Sociedade
Cidade
Barbacena
Data
30 de maio de 2008
Título
A formação continuada dos professores municipais de Bocaiúva na voz dos protagonistas
Autor
VIEIRA, Érika Alice Lopes
Tipos de documento
Dissertação (mestrado)
Banca examinadora
Marilia Araújo Lima Pimentel; Fernando Ferreira Cunha Neto; Maria Queiroga Amoroso Anatácio