Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo principal compreender a importância da acessibilidade e inclusão de pessoas com mobilidade reduzida no ambiente escolar. Para tal buscou-se apresentar a relevância que a acessibilidade proporciona para tornar a escola um espaço inclusivo e analisar como a legislação tem papel essencial na promoção de uma educação de qualidade. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa através de uma revisão bibliográfica. E concluiu-se que o processo de inclusão escolar possui diversos obstáculos e que para sua efetivação é necessário uma participação ativa das escolas, sendo fundamental que haja uma equipe multidisciplinar, maior investimento em acessibilidade, na adequação dos recursos pedagógicos e capacitação de professores. Além disso, constatou-se que a legislação foi uma importante conquista para concretização da educação inclusiva, uma vez que ela garantiu o acesso à educação para todos. Entretanto, ainda vivencia-se um momento histórico de transformação para uma verdadeira inclusão, onde o preconceito é uma grande barreira a ser transposta. Acrescenta-se como grande desafio a garantia da acessibilidade em todos os meios para que a criança possa se desenvolver plenamente desde a infância. A acessibilidade consiste num requisito para universalização do ensino.