A televisão integra o cotidiano de grande parte da população. No caso dos adolescentes, essa relação ganha contornos nem sempre bem delineados, que merecem receber um olhar analítico pelos pesquisadores interessados, especialmente, na questão educacional. Em nosso caso, perguntamos a um grupo de 6 adolescentes, estudantes de uma escola pública da rede estadual de Barbacena, Minas Gerais, a seguinte questão: “O que você acha da televisão?” Essa pergunta foi definida baseada na investigação proposta e do método de pesquisa utilizado: o fenomenológico. Em alguns casos, as respostas pareciam se repetir como propagandas de televisão. Após as análises dos discursos desses jovens, chegou-se às seguintes categorias: TV em julgamento, esta subdividida em contribuições positivas da TV, contribuições negativas da TV e posicionamento frente a TV. Essas categorias possibilitaram a visibilidade do estudo em questão: A TV no cotidiano dos adolescentes.
Curso
Educação e Sociedade
Cidade
Barbacena
Data
30 de dezembro de 2009
Título
A televisão no cotidiano de adolescentes: refletindo sobre essa relação
Autor
MIRANDA, Marcelo Mauricio
Tipos de documento
Monografia (graduação)
Banca examinadora
Rita de Cássia de Souza; Maria Queiroga Amoroso Anastácio; Rosa Maria Correa das Neves; Jader Janer Moreira Lopes; Maria Bellini