O presente artigo apresenta o tema acessibilidade física no contexto escolar. A pesquisa teve como foco a análise e comparação dos espaços físicos das escolas municipais e estaduais do município de Ubá - MG. O tema surgiu a partir das indagações a respeito dos espaços físicos destas escolas e se estas possuem acessibilidade física para atender a todos os educandos. Havia hipótese de que a maior parte das escolas públicas ainda não ofereciam estrutura física acessível para alunos com necessidades especiais. Tendo como
objetivo analisar se as escolas públicas do município de Ubá- Minas Gerais, possuem acessibilidade física em seus espaços e possibilita a todos os educandos, sem distinção, o acesso, a permanência e a autonomia para o seu desenvolvimento pleno. Sendo assim, adotou-se como procedimento o método qualitativo e descritivo de pesquisa e o instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário aplicado aos diretores das escolas pesquisadas. A amostra foi composta por 8 escolas que ofertam o Ensino Fundamental I, sendo 4 da rede estadual de ensino e 4 da rede municipal de ensino. A análise dos dados compilados para originar os resultados e discussões foram baseados em autores apresentados no referencial teórico. Com os resultados encontrados concluiu-se que não existe nenhuma escola pública de Ubá - MG categorizada como totalmente acessível, havendo a necessidade de adaptações de alguns ambientes ainda não acessíveis.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2016
Título
Acessibilidade Física nas escolas públicas do Município de Ubá-MG
Autor
FERRAZ, Danielle de Lima | PERPÉTUO, Camila Crystina da Costa | RINCO, Isabela Doriguetto