O objetivo dessa pesquisa foi conhecer, através de entrevistas semi-estruturadas, o que dizem seis professoras, uma diretora e vinte alunos da Fase I, do Ensino Fundamental, de uma Escola Municipal de Ubá sobre o funcionamento de uma brinquedoteca no espaço escolar. Através da análise qualitativa dos dados, fundamentada na teoria de autores como Ariès, Benjamin, Machado, Piaget, Vygostky e Winicontt, observamos que existe por parte dos educadores a ciência de se resgatar o brincar no cotidiano escolar. Mas, por outro lado, existe na escola uma supervalorização dos brinquedos e brincadeiras para finalidades didáticos-pedagógicas. Consideramos ser necessário um conhecimento aprofundado do que seja desenvolvimento infantil e a atividade lúdica para a compreensão da proposta e dos objetivos da brinquedoteca. Para que a concepção da brinquedoteca escolar seja compreendida pelos educadores é preciso também que o brincar livre faça parte da filosofia de trabalho da escola. Verificamos também a importância do papel do brinquedista para o bom funcionamento da brinquedoteca escolar.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2006
Título
Brinquedoteca: vivenciando o lúdico
Autor
MOREIRA, Rita de Cássia Cisneiros Guedes de Andrade | BENEVENUTTO, Sandra Cristina