Sendo a fase inicial importante para o desenvolvimento do professor, a pesquisa propõe investiga-lá: quais são os principais desafios enfrentados pelo professor iniciante? A pesquisa se desenvolveu com foco no desenvolvimento da carreira nos três primeiros anos de profissão. A princípio, acreditava-se que os professores iniciantes demonstravam insegurança quanto à metodologia, problemas nas relações interpessoais e insegurança profissional. Assim sendo, foi feita uma pesquisa tendo como objetivo geral fazer um levantamento dos principais desafios dos professores iniciantes que trabalham na Rede Pública de Ensino Municipal de Ubá-MG que possuiam entre 1 e 3 anos de carreira. Utilizou-se como instrumento metodológico um questionário direcionado aos professores iniciantes cujos resultados da pesquisa foram obtidos com base nas respostas dos questionários aplicados às doze professoras iniciantes, tendo como subsídio teórico os estudos feitos com base no pensamento de alguns autores, dentre eles: Huberman, Garcia, Freire e outros. Os resultados encontrados apontaram que os professores iniciantes apresentam dificuldades peculiares e que todos os professores encontram dificuldades na metodologia. Conclui-se que o professor em início de carreira precisa estudar muito para alcançar um melhor rendimento profissional e dos educandos.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2015
Título
Carreira docente: os desafios enfrentados pelo professor iniciante