Crianças são expostas às telas desde muito cedo, diferentemente da geração que antecede o avanço tecnológico. É na infância que são aprimoradas diversas capacidades psicomotoras e a falta da brincadeira pode interferir no desenvolvimento das crianças. Com o avanço do mundo tecnológico, observou-se uma mudança muito grande no estilo de vida das pessoas ao longo das gerações. O presente estudo teve como objetivo analisar e comparar características psicomotoras das diferentes gerações, sendo elas: Geração Alpha (10 a 13 anos) e Gerações X/Y (35 a 45 anos) e identificar a relação entre o uso de tecnologias e a participação em atividades físicas além de verificar as opiniões dos indivíduos em relação ao uso de telas na fase infantil. Neste estudo, de caráter experimental, foi realizado através de aplicação de um questionário, submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) com aprovação CAAE: 74815023.0.0000.5156 e contou com 40 participantes escolhidos através de uma amostra por conveniência com faixa etária definida (Geração Alpha: 10 a 13 anos. Geração Y: 35 a 45 anos). O questionário contou com 12 questões objetivas e retrospectivas (sobre a infância) e sobre o momento atual da vida dos voluntários, e as perguntas foram elaboradas com o objetivo de coletar dados, nos âmbitos emocionais, cognitivos, sociais, para compreender o impacto da tecnologia na vida de cada participante. Foi observado que a prática de atividades físicas e brincadeiras de rua surpreendentemente fizeram parte da infância da geração atual, e quando comparado ao momento presente da vida dos participantes, a geração Alpha é mais ativa fisicamente do que a geração X/Y. A pesquisa sugere que a influência da tecnologia na vivência motora e no bem-estar mental é complexa e multifatorial, variando de acordo com as características específicas de cada grupo e contexto familiar
Curso
Educação Física
Cidade
Barbacena
Data
30 de dezembro de 2023
Título
Comparação entre gerações: Vivência motora e o impacto da tecnologia.