Início > Coleções > Trabalhos Acadêmicos > Correlação entre testes funcionais e autopercepção da capacidade funcional e da dor em mulheres com osteoartrite de joelho.
Correlação entre testes funcionais e autopercepção da capacidade funcional e da dor em mulheres com osteoartrite de joelho.
Resumo: Introdução: Osteoartrite (OA) é uma patologia articular crônica, definida como destruição gradual da cartilagem articular e outras alterações estruturais, isso resulta em dor, rigidez, redução da amplitude de movimento e perda de função pela inatividade do membro acometido. Objetivo: Correlacionar testes funcionais com a intensidade de dor e a autopercepção funcional de mulheres diagnosticadas com OA. Materiais e Métodos: Participaram da avaliação mulheres sedentárias, com idade superior a 45 anos, com diagnóstico de OA. As pacientes foram avaliadas através de uma ficha de avaliação, intensidade de dor foi mensurada pela Escala Visual Analógica, a capacidade funcional foi avaliada através do questionário WOMAC e em seguida realizaram os testes funcionais como o Step up and down (StDU), Teste de sentar e levantar (30 S), Timed up and Go (TUG) e Teste de Caminhada de Seis Minutos (TC6). Resultados: Foram avaliadas 16 pacientes com idade média de 62,6 + 12,1 anos (46 a 86 anos). Não foram encontradas correlações significativas (p >0,05) da intensidade de dor (EVA) e domínio dor (WOMAC Dor) com nenhum dos testes funcionais realizados (StUD, 30 S, TUG e TC6). Também não foram encontradas correlações significativas entre o WOMAC total e as avaliações funcionais (p >0,05). Conclusão: Não houve correlações dos testes funcionais com a intensidade de dor e a autopercepção da capacidade funcional.
Curso
Fisioterapia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2022
Título
Correlação entre testes funcionais e autopercepção da capacidade funcional e da dor em mulheres com osteoartrite de joelho.
Autor
GABRIEL, Letícia de Souza Magalhães | LUZ, Mariane de Souza