O presente estudo é o resultado da investigação do porquê da escola desejar tanto a participação da família e qual é o nível de participação que a escola está preparada para realizar. A questão básica proposta por este trabalho foi: Investigar qual a relação existente entre o discurso de participação da família na escola e a realidade vivenciada nela. Por que as escolas solicitam tanto a participação da família? Quais os fatores que impedem a participação da família na escola? E a família? Deseja participar da vida da escola? A opção metodológica deste estudo foi uma abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram um grupo formado pelos pais e outro pelos profissionais da escola e o instrumento metodológico utilizado foi a entrevista semi-estruturada. Através da análise dos dados coletados nas entrevistas, conseguimos perceber o quanto a escola e a família acreditam um no outro e realmente pensam que unidos podem resolver muitos problemas relacionados à aprendizagem da criança. Com esta análise procuramos desvelar os significados que a relação entre escola e família tem para cada um dos grupos envolvidos. O desafio para a escola e para a família está em estabelecer o diálogo em suas relações. A escola compreendendo as necessidades das famílias dos seus alunos e as famílias entendendo os dilemas impostos hoje à escola. Temos muito caminho a percorrer, embora já tenhamos andado muito.
Curso
Educação e Sociedade
Cidade
Barbacena
Data
16 de novembro de 2006
Título
(DES) encontros e (RE) encontros na relação família - escola
Autor
SANTOS, Maria Olímpia Beatriz
Tipos de documento
Dissertação (mestrado)
Banca examinadora
José Gilberto Silva; Sônia Maria de Souza; Silvio Firmo do Nascimento; Sebastião Rogério