Esta pesquisa investigou a visão dos professores das escolas públicas quanto às dificuldades de aprendizagem de alunos do 1° ao 5° ano no município de Mercês, uma cidade de pequeno porte localizada na Zona da Mata Mineira. Foi aplicado um questionário estruturado que visava observar qual representação que os docentes da rede básica de ensino têm da problemática. Diante dos resultados encontrados, em termos percentuais, foi feita uma caracterização da rede municipal e de cada escola, delimitando qual faixa etária o problema é percebido com mais facilidade, se existe diferenciação em termos de aprendizagem de alunos da zona rural e urbana, quais intervenções tem sido usadas e por parte de quem. Foi possível discorrer também sobre como o profissional psicólogo pode dar sua contribuição na equipe interdisciplinar que atua junto aos alunos e as instituições de ensino, atuando na perspectiva da psicologia escolar com visão ampliada que considera todos os aspectos relacionais, culturais, institucionais e subjetivos envolvidos no processo educacional.
Curso
Psicologia
Cidade
Barbacena
Data
30 de dezembro de 2014
Título
Dificuldades de aprendizagem no município de Mercês Minas Gerais: a visão dos professores
Autor
OLIVEIRA, Aline Fátima de
Tipos de documento
Monografia (graduação)
Banca examinadora
Maria Margarete Pinto Chaves; Kennya Rodrigues Nézio Azevedo; Daniela Cristina Belchior Mota