Resumo
Com o constante uso das rodovias como principal meio de locomoção,sobretudo no transporte de cargas, faz-se necessária a compreensão do modalrodoviário brasileiro, iniciando por apontamentos históricos, pontos positivos enegativos que permeiam essa modalidade de transporte. O grande uso dela e ocrescente tráfego de veículos de pequeno, médio e principalmente de grande portenas rodovias geram um desgaste natural, o que aumenta a demanda de um conjuntode operações que são subdivididas em rotineiras, periódicas e de emergência, queobjetivam a conservação das rodovias em condições seguras visando a segurançadaqueles que ali transitam. Para que se dimensione este processo, faz-senecessária a compreensão de alguns fatores que precedem a conservação em si,como a dinâmica do ciclo hidrológico, do escoamento, e como eles interferem naconservação das rodovias. Pensando na conservação, outro fator que merecedestaque é a drenagem das rodovias, uma vez que a água é a principal inimiga namanutenção dessas, fazendo com que o processo de drenagem, seja responsávelpela conservação adequada, elencando este processo, faz- se necessária aabordagem dos principais tipos de drenagem, sendo estes, drenagem subterrâneaou profunda e drenagem superficial, seus recursos, como elas funcionam e seusprincipais objetivos. Pontuando cada aspecto anteriormente citado, foi possívelidentificar o protagonismo do sistema de drenagem na garantia da integridade docorpo das rodovias e do seu entorno, promovendo a conservação, manutenção esegurança de cada usuário.