A presente dissertação de mestrado se dedica à temática sobre a percepção do aluno do curso de Administração presencial em relação à EaD - Educação a Distância. A abordagem desta temática exige a fundamentação teórica a partir de uma linha de pesquisa que perpasse pela a influência da globalização nas transformações do cenário mundial, brasileiro e principalmente no segmento educacional, visto que com a crescente necessidade de capacitação, qualificação e formação profissional dos Administradores, a EaD se faz presente como alternativa de ensino capaz de atender as demandas das organizações. Estratégias eficazes na gestão do conhecimento são importantes na formação dos profissionais a fim de manterem a empregabilidade e a sobrevivência das empresas. O objetivo geral deste trabalho consistiu em identificar a percepção do aluno do curso de Administração presencial sobre a Educação a Distância, verificando se existe interesse, receptividade, preconceito e até mesmo desconhecimento do aluno em relação a esta modalidade. Objetivou também enfatizar as vantagens e as limitações da EaD em relação à educação presencial, com a pretensão de contribuir com instituições de ensino que já oferecem e com aquelas que almejam implantar a EaD, principalmente no que diz respeito às estratégias de aprimoramento de sua gestão. Contribuindo assim, com os empreendedores, acadêmicos e educadores envolvidos com a temática. Para que os objetivos pudessem ser atingidos, este estudo empregou como metodologia uma pesquisa de caráter exploratório, como método uma pesquisa de campo e aplicou-se a técnica do questionário, o qual se configurou como o instrumento de coleta de dados. O lócus da pesquisa consistiu no município de Conselheiro Lafaiete - MG, pertencente à região do Alto Paraopeba e os respondentes foram os alunos ingressantes e egressos de um curso de Administração. Os resultados puderam demonstrar a tendência dos alunos ao preferirem a modalidade presencial e suas possíveis resistências frente às mudanças de paradigmas educacionais, porém, apresentam predisposições a buscar mais conhecimento a respeito e vivenciarem novas experiências educacionais. Posteriormente à apresentação dos resultados obtidos, pode-se então considerar que a educação não pode ser restringida a nenhuma modalidade e nem ser avaliada a partir deste único parâmetro de referência e que ela se mostra bem mais ampla quanto a sua função de facilitadora da formação crítica, humana e ética dos cidadãos que são os protagonistas das mudanças globais.
Curso
Administração
Cidade
Barbacena
Data
30 de dezembro de 2008
Título
Educação a distância: um estudo da percepção do aluno do curso de administração da modalidade presencial
Autor
ASSIS, Maria Cristina Bruno de
Tipos de documento
Dissertação (mestrado)
Banca examinadora
Maria Cristina Pereira Matos; Manuel Antônio Molina Palma; Cláudia Maria Miranda de Araújo Pereira