O presente trabalho buscou discutir o papel do processo educativo na construção de uma nova mentalidade dos condutores. O quanto novas condutas pautadas pela educação podem melhorar o comportamento de condutores no trânsito. Estas novas condutas são pautadas pela educação. O número de pessoas que morrem a cada ano vítimas de acidentes de trânsito, segundo a Organização Mundial de Saúde, é estimado em cerca de 1,2 milhões, o que corresponde a 25% das causas externas de mortalidade no planeta. As estimativas apontam tendência crescente desses números, que deverão aumentar em 40% até o ano 2030, caso não sejam adotadas medidas preventivas efetivas a esse respeito, sobretudo nos países em desenvolvimento. As autoridades começaram a se deparar com questões antes inexistentes, como problemas de segurança e saúde. Tiveram que desenvolver e implementar medidas preventivas para sanar essas questões. Esse campo de atuação abriu portas para a psicologia, pois há muito mais a ser feito, como a educação para o trânsito; elaboração de programas de reabilitação de motoristas infratores; ações para prevenir acidentes; perícia em exames para motoristas e tratamento de fobias ao volante.
Curso
Psicologia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2013
Título
Educação no trânsito: educação para a vida
Autor
ROTONDO, Juliana Ferreira
Tipos de documento
Artigo cientifico (graduação)
Banca examinadora
Wallasce Almeida Neves
José Raimundo Silva Costa
Cristiane Berriel Veroneze