Este estudo está vinculado à linha de pesquisa Formação Docente: Educação, Tecnologia e Trabalho do Mestrado em Educação e Sociedade. No decorrer do trabalho busca-se analisar questões sobre a educação no Brasil e destacar pontos relevantes que contribuíram para se ter o modelo de Educação Inclusiva existente hoje. Procura-se refletir sobre a educação de qualidade para todos a partir das políticas públicas de inclusão e estabelece um diálogo com alguns autores que têm desenvolvido estudos sobre esta temática. O objetivo é investigar a compreensão que professores de uma escola pública inclusiva têm sobre exclusão, descrevendo como eles explicam processos de exclusão vivenciados e os desafios que enfrentam no trabalho com a educação inclusiva. Foram selecionados para participar da pesquisa seis professores efetivos com tempo de trabalho variando entre sete e 25 anos de serviço público. A escolha da instituição escolar foi feita por ser participante do Projeto Incluir da Rede de Escolas Inclusivas, promovido pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Com os resultados desta pesquisa, espera-se contribuir para uma reflexão mais sistematizada acerca da problemática da exclusão/inclusão escolar.
Curso
Educação e Sociedade
Cidade
Barbacena
Data
18 de junho de 2009
Título
Exclusão escolar: concepção de professores(as) de uma escola pública inclusiva
Autor
CUNHA, Clera de Faria Barbosa
Tipos de documento
Monografia (graduação)
Banca examinadora
Rita de Cássia de Souza; Maria Bellini; Maria Queiroga Amoroso Anastácio