BARBOSA CUNHA, Clera de Faria. Exclusão escolar: concepção de
professores(as) de uma escola pública inclusiva - 2009. Dissertação (Mestrado
Educação e Sociedade) – Universidade Presidente Antonio Carlos, Barbacena,
MG.
Este estudo está vinculado à linha de pesquisa Formação Docente: Educação,
Tecnologia e Trabalho do Mestrado em Educação e Sociedade. No decorrer do
trabalho busca-se analisar questões sobre a educação no Brasil e destacar
pontos relevantes que contribuíram para se ter o modelo de Educação
Inclusiva existente hoje. Procura-se refletir sobre a educação de qualidade
para todos a partir das políticas públicas de inclusão e estabelece um diálogo
com alguns autores que têm desenvolvido estudos sobre esta temática. O
objetivo é investigar a compreensão que professores de uma escola pública
inclusiva têm sobre exclusão, descrevendo como eles explicam processos de
exclusão vivenciados e os desafios que enfrentam no trabalho com a educação
inclusiva. Foram selecionados para participar da pesquisa seis professores
efetivos com tempo de trabalho variando entre sete e 25 anos de serviço
público. A escolha da instituição escolar foi feita por ser participante do
Projeto Incluir da Rede de Escolas Inclusivas, promovido pela Secretaria
Estadual de Educação de Minas Gerais. Com os resultados desta pesquisa,
espera-se contribuir para uma reflexão mais sistematizada acerca da
problemática da exclusão/inclusão escolar.
Curso
Educação e Sociedade
Cidade
Barbacena
Data
18 de junho de 2009
Título
Exclusão escolar: concepção de professores(as) de uma escola pública inclusiva
Autor
CUNHA, Clera de Faria Barbosa
Tipos de documento
Monografia (graduação)
Banca examinadora
Rita de Cássia de Souza; Maria Bellini; Maria Queiroga Amoroso Anastácio