No campo educacional, a gestão democrática do ensino público no Brasil, vem suscitando discussões em muitas vertentes: planejamento participativo, projeto político-pedagógico e autonomia da escola. Este estudo apresenta os resultados da pesquisa qualitativa realizada em uma escola pública de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, que investiga a importância da gestão democrática no processo de democratização do ensino, na qual todos os envolvidos no contexto educacional têm oportunidade e possibilidade de participação ativa na construção e no direcionamento das ações efetivadas pela escola. Buscou-se nas entrevistas realizadas com sujeitos da comunidade escolar identificar o papel do diretor no processo de busca coletiva da gestão democrática, bem como a participação da comunidade. Observaram-se as etapas fundamentais para a construção do projeto político-pedagógico e reconhecer ações e instrumentos necessários para que esse projeto se torne realidade. Como fruto da análise de todo o trabalho realizado, percebeu-se que há muito a se fazer e conquistar, para que a gestão escolar se torne realmente democrática no contexto educacional. No entanto, um dos caminhos a seguir para que esse processo venha a se tornar realidade é a escola elaborar seu projeto político-pedagógico, envolvendo todos os segmentos no planejamento participativo, iniciando sua luta pela autonomia e definindo sua identidade. Esse é o direcionamento para que a gestão democrática não se torne um mito diante da burocracia e do poder, ainda hierárquico e verticalista, do nosso sistema educacional.
Curso
Educação e Sociedade
Cidade
Barbacena
Data
1 de novembro de 2006
Título
Gestão Escolar Democrática: Mito Ou Realidade?
Autor
CARNEIRO, Adriana Rodrigues Reis
Tipos de documento
Dissertação (mestrado)
Banca examinadora
Marília Araújo Lima Pimentel, José Gilberto da Silva, Célia Maria Fernandes Nunes,Margareth Maria Mendes de Carvalho, Raquel Vaserstein Gorayeb.