O número de matrículas de alunos com deficiências vem crescendo na rede regular de ensino, e com isso, aumenta a demanda de profissionais especializados para o acompanhamento desses alunos. Considerando a relevância do tema para os dias atuais, adotou-se como objetivo analisar como os professores percebem a inclusão escolar em uma escola pública de Ubá, além de, especificamente, analisar o papel do professor no processo de inclusão dos alunos com deficiências e transtorno do Espectro Autista (TEA), verificar as estratégias utilizadas para a inclusão acontecer, identificar as dificuldades encontradas pelos professores durante o acompanhamento com esses alunos e analisar se os professores utilizam materiais diversificados. Para tanto, foi utilizado questionário composto por vinte e uma perguntas fechadas, destinado a trinta professores de uma escola pública de Ubá – MG, tendo dez docentes participantes. Os resultados mais relevantes podem assim ser destacados: todas as participantes defendem que os alunos devam ser matriculados na rede regular de ensino, mas oito delas registram que os direitos dos alunos são parcialmente assegurados. A falta de recursos governamentais e de acompanhamento da família são as principais barreiras que dificultam a inclusão desses alunos. Sete das dez docentes não fizeram cursos de capacitação destinados à atuação de alunos com deficiência, apesar de afirmarem que existe incentivo da escola para tais capacitações. Seis participantes afirmam que os recursos didáticos disponíveis na escola são adaptados às necessidades dos alunos e todas as professoras afirmam haver contratação de profissional de apoio para acompanhamento dos alunos com deficiências variadas em sua escola. Percebe-se que, apesar das leis estabelecendo os direitos dos alunos com deficiencias, esses dieitos ainda estão longe de serem atendidos.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de junho de 2022
Título
Inclusão Escolar: percepção dos professores de uma escola pública de Ubá – MG