Este estudo busca compreender o processo utilizado no ensino da língua portuguesa, considerando que um número significativo de alunos apresenta dificuldades de leitura, escrita e interpretação de textos, o que dificulta conseqüentemente o desempenho no ensino médio. O objeto de estudo é a investigação de como os professores das séries iniciais trabalham de forma que alguns alunos saem do Ensino Fundamental sem saber ler e escrever de maneira satisfatória, enquanto outros saem dominando tal habilidade com eficiência. Para tentar compreender o problema existente na relação entre analfabetismo e o ensino da língua portuguesa, discute-se a temática a partir da base teórica em torno das idéias de Magda Soares, Maria Lúcia Castanheira, Lídia Santiago, Sírio Possenti e Luiz Carlos Cagliare. Com a pesquisa bibliográfica e a análise do estudo, chega-se a algumas conclusões bastante significativas, como, por exemplo, que não há causa única que provoque o fracasso do processo de aquisição da leitura e da escrita na fase de alfabetização. Portanto cabe à escola buscar conhecer e respeitar as diferenças culturais e lingüísticas apresentadas pelos alunos. Cada caso tem sua história e é necessário intervir examinando que conseqüências a intervenção trará para a vida de cada um. De maneira politizada, acredita-se que a questão não está simplesmente no âmbito da escola, mas numa esfera bem maior envolvendo o comprometimento substancial da família, bem como as autoridades políticas do país.
Curso
Educação e Sociedade
Cidade
Barbacena
Data
30 de novembro de 2006
Título
Inter-relação da questão do fracasso escolar com as dificuldades de ensino–aprendizagem da língua materna.
Autor
FONSECA, Nelci Dias Borborema
Tipos de documento
Dissertação (mestrado)
Banca examinadora
André Malina; Lenice Simões Pereira Freitas; Sílvio Firmo do Nascimento; José Gilberto da Silva; Margareth Maria Mendes de Carvalho