Esta monografia apresenta um estudo teórico, uma revisão de literatura de cunho narrativo, sobre os aspectos psicossociais envoltos ao adoecimento dos professores. Desse modo, visa compreender as condições de trabalho que têm contribuído para que o adoecimento dessa categoria profissional seja um fenômeno recorrente na sociedade brasileira. Este trabalho tem como base a Clínica da Atividade, que em seu aparato teórico, procura entender os problemas enfrentados por uma categoria profissional. Nesse sentido, o adoecimento que atinge a categoria docente é um fenômeno fundamental para compreender as conjunturas sociais e políticas que contribuem para desvalorizar a profissão e dificultar que os trabalhadores encontrem sentido em seu trabalho. Serão apresentadas as principais configurações do adoecimento docente e as patologias que têm sido prevalentes entre os professores. A partir desses dados, serão sugeridas intervenções, baseadas na Clínica da Atividade, para que os trabalhadores docentes possam analisar seu cotidiano profissional de modo que seja possível encontrar estratégias de enfrentamento para as condições adoecedoras e ressignificar as práticas profissionais. Também é indispensável uma análise crítica sobre o adoecimento docente e seus efeitos para a educação, salientando a urgência de reverter esse fenômeno, que se demonstra grave e preocupante. Em consonância com estes preceitos, objetiva-se tencionar o compromisso ético-político da Psicologia Organizacional e do Trabalho na promoção da saúde desta classe trabalhadora.
Curso
Psicologia organizacional e do trabalho
Cidade
Barbacena
Data
22 de dezembro de 2020
Título
O adoecimento no trabalho docente: um fenômeno psicossocial