O tema do presente trabalho parte da importância do empreendedorismo como estratégia de negócios, evidenciando a necessidade de uma atitude empreendedora para atingir o
desempenho esperado. Com a globalização, as empresas tornam-se cada vez mais
competitivas, por isso cada uma deverá apresentar um diferencial para conquistar o cliente
diante dos concorrentes. Nesse contexto de incertezas e desafios a sobrevivência das
organizações em grande parte depende das pessoas, da capacidade que o gestor tem de criar, desenvolver, gerenciar, enxergar as oportunidades de mercado e formar uma ótima equipe de trabalho para que a empresa atinja os resultados esperados. Sendo assim, hoje, o principal ativo das empresas são as pessoas. Existem diferenças entre empreendedores e empresários, geralmente o empresário limita-se a administrar a empresa com estilo conservador. Destaca-se a iniciativa, a busca de oportunidades, a persuasão, o uso de estratégia de influência e aliderança. A figura do empreendedor é fonte de estudos e pesquisas sobre as suas características ecomportamento identificando o seu perfil e como sua atuação influencia diretamente no negócio. Com a realização do trabalho, conclui – se que o empreendedorismo é de fundamental importância para o sucesso da organização, orienta o empreendedor em suas decisões, diminui os riscos e transforma ideias em oportunidades.
Curso
Engenharia de Produção
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2014
Título
O empreendedismo como fator contribuinte para o sucesso empresarial