Resumo
No convívio com alunos que se preparavam para os exames vestibulares e mesmo com estes quando já na universidade, pudemos perceber o pequeno ou nenhum conhecimento de práticas textuais. A grande maioria destes alunos à época, desconhecia regras, não vivenciou as práticas textuais mais elaboradas, como também desconhecia todo o corolário que se configura como texto, ou seja, as práticas relacionadas com as atividades diárias ou o texto ligado às relações cotidianas, tais como: blogs, e-mails, cartas, comentários, resumos, bilhetes, etc. Estudos sobre formação e profissão docentes demonstram que o processo textual hoje vivenciado pelos professores das séries iniciais do ensino fundamental, deveria sofrer um aprimoramento para que os docentes pudessem ter uma compreensão do que é efetivamente a produção textual. O objetivo desta pesquisa é investigar que fatores proporcionam o afastamento do professor das séries iniciais da produção textual proficiente. Para isso analisamos questionários, a prática de dez alunos do curso Normal Superior e professores das séries iniciais do ensino fundamental nos municípios de Esmeraldas, Contagem, Betim e Belo Horizonte. Nesses questionários pudemos verificar a importância dos novos saberes nas experiências cotidianas em sala de aula e quais destes saberes são apropriados pelos professores pesquisados, buscando identificar alguns fatores congruentes a essa apropriação. A pesquisa desenvolveu-se através do estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: o questionário e a análise de documentos sobre a história da escola. Os dados foram tratados qualitativamente, a partir da bibliografia consultada. A pesquisa articula-se em dois campos de conhecimento: a formação de professores e a construção do saber docente. Os resultados deste estudo indicam que a aquisição dos novos saberes pelos professores alvo da pesquisa nem sempre são adquiridos através da graduação e da leitura, mas sim através da experiência no cotidiano educacional.