O presente trabalho relata o surgimento dos blocos intertravados na Europa e a implantação nas cidades brasileiras, explana sobre as fases do sistema produtivo, o processo de cura, o carregamento e a pavimentação. Foram demonstrados os tipos de blocos mais utilizados e aplicabilidades conforme sua espessura para que os projetos sejam executados com uma melhor eficiência. Dentro deste contexto foram salientadas vantagens e desvantagens. Verificou-se que ao produzir blocos intertravados devem ser seguidos alguns parâmetros exigidos pela NBR 9780 e NBR 9781, mas em levantamento de dados feito na Fábrica de Pré-moldados da Prefeitura Municipal de Tocantins constatou-se que o processo produtivo se faz de modo empírico. Foi realizado ensaio no laboratório da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá para avaliar tal empirismo. Na produção de blocos intertravados os materiais necessários são de fácil obtenção, os maquinários não precisam ser sofisticados e a área utilizada no sistema produtivo é relativamente pequena. A pavimentação com blocos intertravados não constitui uma substituição para a pavimentação asfáltica, mas sim uma opção alternativa que pode atender a diversos projetos, ou seja, são soluções que podem ser utilizadas em conjunto.
Curso
Engenharia Civil
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2013
Título
O sistema produtivo e a pavimentação com blocos intertravados