No Brasil, há um desafio significativo em relação à deterioração de muitas obras em concreto armado e concreto protendido, especialmente viadutos e pontes rodoviárias. A falta de inspeções e manutenções, aliada à incapacidade dessas estruturas de suportar as novas cargas impostas pelos veículos de grande porte, contribuem para esse cenário. O método de protensão, que consiste na aplicação de tensões de tração na armadura, que ao voltar à sua posição inicial, exerce compressão no concreto, fortalecendo a estrutura, contribui como solução para esse cenário. O objetivo desse trabalho foi apresentar a técnica de protensão, trazendo as principais patologias observadas em pontes de concreto armado e protendido; descrever as etapas de execução do sistema de protensão externa em pontes, listar as principais vantagens e algumas desvantagens desse método. As principais patologias observadas nessas estruturas são fendas e fissuras, deterioração do concreto e corrosão da armadura. Dessa forma o método em questão é eficaz como reforço estrutural pois conta com menor prazo para execução do reforço, conta menor carga acrescida a estrutura existente, não requer fechamento completo da ponte restaurada, mantendo assim o fluxo de veículos durante o reforço.
Curso
Engenharia Civil
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2023
Título
Reforço de pontes em concreto armado e protendido por protensão externa