Resumo
Nesta pesquisa foi analisada a Orientação Sexual (OS) como proposta de ensino para as séries iniciais (4º e 5º anos) do Ensino Fundamental e enfatizou-se a percepção dos professores sobre o ensino deste tema. Para tanto, foi levantada a seguinte questão a ser investigada: qual a avaliação do professor sobre a OS? Como hipótese inicial, acredita-se que os docentes não se sentiam seguros e aptos metodologicamente para lecionarem os conteúdos da OS. O objetivo da pesquisa foi analisar a avaliação dos professores sobre o tema OS. A fim de alcançar esse objetivo, empregou-se o método qualitativo de análise, tendo em vista o caráter subjetivo do estudo. Para obter os dados necessários, foi utilizado como instrumento de pesquisa o questionário estruturado, constituído por 8 questões, sendo abertas e fechadas. Este questionário foi enviado a doze professoras de duas escolas municipais da cidade Ubá-MG, as quais constituíram esta amostra. Os resultados obtidos indicam que as professoras avaliam o ensino da OS como importantes e essenciais e, contrapondo a hipótese inicial, declararam que trabalham com segurança quanto as metodologias utilizadas, considerando-as como adequadas. Reconheceram ainda que os alunos manifestam interesse pelas aulas e que ocorre a aprendizagem e a construção do conhecimento de forma efetiva. Apesar disso, alguns dados apontaram que ainda assim há necessidade dos professores em se capacitarem a fim de lecionarem às crianças tal conteúdo. Dessa forma, compreende a real importância do ensino da OS deve fazer parte do cotidiano da vida escolar dos alunos do Ensino Fundamental 1e que a escola e os professores precisam se adequar às diversidades sociais e culturais existentes, assim como atentar para as constantes demandas dos estudantes nos assuntos que se referem a esta temática de acordo com seu desenvolvimento e faixa etária.
Palavras-chave: Educação sexual. Metodologia. Ensino Fundamental 1.