Na contemporaneidade a intensa transformação no mundo do trabalho tem diminuído a qualidade de vida dos trabalhadores. O profissional da educação não está isento de tais desconfortos. O tema central desta pesquisa é o "mal estar", buscando compreender, sob a perspectiva do professor, a dinâmica da relação trabalho/saúde dos docentes das séries iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Vespasiano/MG, identificando os agentes associados ao trabalho que contribuem para a produção de sofrimento e adoecimento. A pesquisa foi realizada junto à Secretaria Municipal de Educação de Vespasiano/MG e suas escolas, bem como a Secretaria Municipal de Saúde deste município. Foi utilizado como metodologia o "grupo focal", técnica qualitativa, não diretiva. Os grupos foram compostos por professores efetivos da Rede Municipal que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental, totalizando 15 professores. De acordo com os dados coletados, é possível afirmar que os professores da amostragem apresentam um “mal estar” provenientes de agentes estressores relacionados ao trabalho. As queixas evidenciam uma grande insatisfação por parte das educadoras investigadas em relação ao seu trabalho, agravado pela crescente desvalorização profissional. A partir dos dados coletados, é possível verificar que as intensas transformações no contexto social e a perda da identidade têm afetado os profissionais da educação da Rede Municipal de Vespasiano, desencadeando em um cenário de efeitos perversos, como um conjunto de mal-estares, em muitos casos desestabilizando a saúde entendida aqui como bem estar físico, psíquico e social.
Curso
Educação e Sociedade
Cidade
Barbacena
Data
30 de dezembro de 2009
Título
O mal estar docente e suas implicações na saúde dos professores
Autor
DEUS, Adelúzia Fernandes de
Tipos de documento
Monografia (graduação)
Banca examinadora
Maria Bellini; Rita de Cássia de Souza; Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello